O tatame do Ginásio do Colégio Sagrada Família, em Natal, será palco para a nova geração de talentos, neste sábado (13), com a realização da 2ª Etapa do Festival de Judô Escolar 2025, promovido pela Federação de Judô do Rio Grande do Norte (FJERN). A expectativa da organização é receber cerca de 600 crianças e adolescentes, nascidos entre 2011 e 2022, em disputas que vão do Sub-5 ao Sub-15.
O evento tem caráter formativo e busca incentivar a iniciação esportiva por meio de atividades lúdicas, jogos e combates em sistema de rodízio, sempre sob a supervisão de técnicos credenciados. Mais do que resultados, o festival reforça valores essenciais do judô, como disciplina, respeito e espírito de equipe.
Cada participante receberá medalha de participação alusiva à etapa, que faz parte de uma mandala comemorativa do projeto. A programação começa às 7h e segue ao longo do dia, contemplando desde os mais novinhos, que participam de brincadeiras e atividades recreativas, até os adolescentes, que entram no tatame para os combates.
Para o presidente da FJERN, Herbet Maia, conhecido no meio esportivo como “Shaolin”, o festival é um marco no trabalho de formação da entidade: “Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor e motivador para que as crianças e jovens tenham prazer em praticar o judô. Mais do que formar atletas, queremos formar cidadãos, transmitindo valores que eles levarão para a vida”, destaca o presidente da FJERN.